A Coordenadoria do Transporte Urbano de Sobral (TranSol) é composta por três células administrativas: Gerência de Gestão de Abastecimento e Manutenção, Gerência de Operações e Gerência de Fiscalização.
A Célula de Gestão de Abastecimento e Manutenção é responsável por realizar todos os serviços de manutenção que são feitos internamente nos veículos do TranSol, além de gerir e acompanhar os processos de manutenção realizados por oficinas externas terceirizadas.
A Célula de Operações dedica-se em cuidar de toda a operação da frota. Por ela, são feitas escalas, acompanhamento da equipe e soluções estratégicas, juntamente com a coordenação, para garantir um funcionamento seguro, eficiente e econômico dos ônibus.
A Célula de Fiscalização é responsável por gerir a fiscalização durante a operação. Através dela é feito o acompanhamento do monitoramento e rastreamento dos veículos. Além disso, a gerência de fiscalização também tem como função controlar os trabalhos realizados pelos fiscais dentro dos ônibus.
O TranSol, atualmente, é composto por sete linhas que percorrem todos os bairros de Sobral. São elas: Renato Parente-Centro; Sinhá Saboia-Centro; Sumaré-Parque Silvana-Centro, Cohab 3–Centro; Cidade Universitária; Sinhá Saboia via Belchior-Centro e Vila Recanto-Sumaré/Centro.
Atualmente, sua frota conta com 26 veículos próprios, dentre estes, existem ônibus e micro-ônibus, com ar-condicionado, acessibilidade e Wi-fi grátis disponível.
Os pontos de paradas de embarque e desembarque são dispostos de maneira estratégica ao longo das rotas, onde é priorizado sempre a escolha de referências nas quais se espera uma demanda considerável de passageiros e que, hoje, existem mais de 200 paradas distribuídas entre os bairros do município.
O TranSol tem sido o transporte dos sobralenses e a cada dia cresce, ainda mais, a sua quantidade de passageiros diários. Sua qualidade, segurança e acessibilidade, aliado ao baixo custo do seu bilhete de embarque, sem dúvidas, têm sido o principal motivo para o sucesso deste projeto de mobilidade urbana.