Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

educação 2
A Coordenadoria do Transporte Escolar apresenta como principal objetivo contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte seguro, diário e de qualidade, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados. Dessa forma, a coordenadoria conta com a Célula de Gestão do Transporte Escolar, que se subdivide em: 1) Núcleo de Gestão de Frota, 2) Núcleo de Gestão de Contratos.

A Gestão da Frota participa tanto do controle de motoristas e monitores do Transporte Escolar como da logística dos ônibus escolares patrimoniais e locados pela Prefeitura de Sobral.

Atualmente, a frota conta com 29 (vinte e nove) veículos próprios e 24 (vinte e quatro) veículos locados, dentre ônibus e micro-ônibus, os quais atendem 41 (quarenta e uma) rotas escolares, 01 (uma) rotas exclusivas para professores e 05 (cinco) rotas exclusivo universitários; e 02 (dois) caminhões, que atendem o abastecimento de merenda escolar nas escolas municipais.

A partir disso, acontece o controle da frota de veículos patrimoniais e locados que consiste, entre outras atividades, na fiscalização do consumo de combustíveis, na regularização de documentações de ônibus e caminhões, na programação de vistorias internas e externas e no agendamento de manutenções preventivas.

Além do citado, realiza-se constantemente o estudo de novas rotas demandadas pela Secretaria da Educação, bem como a fiscalização de rotas escolares existentes, em que são monitorados a quilometragem percorrida em cada rota, a situação dos veículos e a postura e atendimento dos motoristas e monitores do Transporte Escolar.

O Núcleo de Gestão de Contratos do Transporte Escolar, por sua vez, trata da operação das rotas escolares, que são realizadas por meio de contratos firmados, mediante processo licitatório, entre diversas empresas e a Prefeitura de Sobral, com o intuito de prestação de serviços de transporte escolar.

Atualmente, a Prefeitura de Sobral conta com 103 (cento e três) rotas realizadas por contratos, sendo essas divididas entre 76 (setenta e seis) rotas exclusivas para alunos do município e de escolas estaduais, 14 (quatorze) rotas exclusivas para professores e 13 (treze) rotas exclusivas para universitários do município.

Dessa forma, o núcleo gerencia os contratos desde o processo de licitação das rotas, passando pela fiscalização de veículos, programação de vistorias, monitoramento da quilometragem rodada até o processo de pagamento dos contratos.

Vale ressaltar que é atribuição do Núcleo de Gestão de Contratos a fiscalização de, além dos contratos de prestação de serviço de rotas, todos os contratos que envolvem o funcionamento do setor de Transporte Escolar, tais como contratos de manutenção, de abastecimento e de locação de veículos, apresentando como objetivo gerenciar da melhor forma todas as condicionantes necessárias para garantir qualidade e segurança ao transporte escolar do município de Sobral.

educa1

Facebook