Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Durante o mês de janeiro até o mês de maio, acontece a reprodução de aves no bairro Belchior. Visando orientar a população sobre a importância de fazer silêncio para não assustar as garças, a Prefeitura de Sobral instalou uma barreira de redução de velocidade no trecho da Avenida Maria da Conceição Azevedo e também colocou uma placa de sinalização temática (Silêncio! Devagar. Não buzine. Aves em reprodução).

“Essa é uma ação conjunta entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) e Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran), por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT) e é o segundo ano que esse medida é tomada para proteger espécies de aves, que é conhecida popularmente como garça-branca-pequena (Egretta thula), garça-branca-grande (Ardea alba) e a garça-vaqueira (Bubulcus ibis)”, disse Úrsula Nóbrega, diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA.

Os ninhais geralmente são formados em regiões com uma vegetação mais densa e próximos a corpos de água, como rios, lagos e açudes. Isso ocorre porque a maioria das espécies se alimenta de animais aquáticos. No bairro Belchior, além de bastante área verde, a proximidade do rio Acaraú e do riacho Sabonete torna a área um habitat natural com boa oferta de alimentos para diversos pássaros anfíbios, répteis e pequenos mamíferos

Então ao passar pelo trecho já sabe né? Reduza a velocidade e não buzine para não assustar as aves, que, por consequência, voam desordenadamente em direção à avenida, arriscando a própria vida e a dos condutores, especialmente motociclistas. Faça sua parte e preserve a natureza!

Facebook