ok guarda de trnsito

Com 18 meses de funcionamento, o Grupamento de Fiscalização do Trânsito, da Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran), agora conta com sua primeira integrante mulher. Vanessa Alves dos Santos, ou guarda Vanessa, tornou-se membro da Guarda Civil Municipal de Sobral em agosto de 2023 e está fazendo sua estreia no grupamento.

Em um ambiente predominantemente masculino, a presença e atuação de mulheres, como a guarda Vanessa, desafiam estereótipos de gênero, representando um passo significativo em direção à diversidade e à igualdade de oportunidades.

"É importante que ocupemos espaços majoritariamente masculinos para desmitificar essa ideia ultrapassada do 'sexo frágil'. É fundamental demonstrar que, quando necessário, uma mulher pode ser tão firme e assertiva quanto qualquer homem", enfatiza a guarda Vanessa.

Com a missão de garantir segurança e educação no trânsito, Vanessa destaca que "poder contribuir com o grupamento nos motiva a oferecer um serviço de qualidade, permitindo que os cidadãos de Sobral desfrutem do trânsito de forma segura e responsável".

O Grupamento de Fiscalização do Trânsito, no âmbito da Guarda Civil Municipal de Sobral, foi regulamentado pelo Decreto Nº 2.871 de 24 de fevereiro de 2022.