rr
Atenção, passageiros do TranSol!

?Passageiro, aguarde o ônibus sempre no local correto

Você sabia que embarque e desembarque só é permitido nos pontos de paradas e que estão sinalizados com placas padrões do TranSol? Pois é! O passageiro que desejar realizar o embarque, deverá sempre aguardar o seu ônibus à direita da via e dá sinal com a mão para o motorista.

?Ouvir música alta somente nos fones de ouvido, passageiro!

Ao utilizar aparelhos que reproduzam sons, como, tablets, caixas de som, rádios, celulares, é recomendado que o passageiro utilize os fones de ouvido, pois quem está ao seu lado pode se sentir incomodado. Não vacila, passageiro! O respeito é indispensável ao embarcar conosco.

?Se liga, passageiro! Tenha bastante cuidado com os seus pertences

Ao embarcar com sacolas, bolsas ou mochilas, procure deixá-las sempre próximas ao seu assento. Desta forma, elas estarão sempre visíveis, tornando menores as chances de esquecê-las. Em caso de perca, entre em contato com a coordenadoria do Transporte Urbano de Sobral (TranSol), através do número: (88) 9 88 8142-3626, que também WhatsApp ou com algum funcionário do administrativo do TanSol. No entanto, o TranSol não se responsabiliza por objetos perdidos.

?Conheça bem a sua linha de embarque

É de extrema importância que o passageiro seja familiarizado com a linha que utiliza, sobretudo, tendo conhecimento dos pontos de parada e horários. Todas as informações, detalhadas por linha, podem ser obtidas através do aplicativo MobSol, ou atráves do site setran.sobral.ce.gov.br.

Organize bem o seu tempo

É ideal que o passageiro organize bem o seu tempo para que faça o percurso até a parada de forma segura, sem que haja pressa ou riscos de perder o ônibus, realizando o embarque tranquilamente (e sem precisar correr atrás do ônibus).  

??Dê preferência aos que mais precisam do acento no ônibus

Gentileza gera gentileza, não é? Pessoas idosas, com crianças de colo, grávidas, ou pessoas com deficiência têm prioridade para utilizarem os assentos em nossos transportes. Logo, caso embarque junto com alguém que precise do assento, seja gentil e ceda o seu lugar caso haja alguma em pé.

?️Nada de jogar lixo no ônibus!

Seja educado, ajude a manter os ônibus limpo. Não jogue embalagens de comida, papeis no chão dos ônibus ou nas paradas. Dentro do ônibus existem lixeiras. Procure descartar o seu lixo no local destinado, ou guarde para descartar em outra lixeira fora do veículo.

?Observe sempre o sentido de ida e volta das viagens dos ônibus

As paradas podem ser no sentido da rota ida ou volta da linha. Esteja sempre atento, ao chegar em uma parada, tenha em mente que as linhas que passam por ela e se informe qual o sentido correto ou ideal para você. Os mapas estão disponíveis no site setran.sobral.ce.gov.br/ e no aplicativo MobSol, ajudando, ainda mais, a identificar o sentido do seu destino. 


?O que você precisa para embarcar:
Vamos ao check-list!
Ao embarcar nos nossos ônibus, você precisa portar em mãos o bilhete do TranSol, comprado antecipadamente em qualquer estabelecimento credenciado pela prefeitura, no valor de R$1,50. 


Passageiros isentos da tarifa:

- Policiais militares;

- Policiais civis;

- Policiais federais;

- Bombeiros militares;

- Oficiais de justiça;

- Carteiros em serviço;

- Idosos com 65 anos completados;

- Portadores de deficiência física;

- Guardas municipais de Sobral (fardados);

- Participantes do projeto Jovem Guarda.

- Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu acompanhante.


O que é proibido ao embarcar nos ônibus do TranSol:

- Fumar, consumir bebidas alcoólicas e entorpecentes;

- Panfletar;

- Fixar cartazes;

- Embarcar em condições de embriaguez;

- Realizar discursos públicos em nome de partidos políticos e religiões;

- Acionar alavancas de emergência sem necessidade;

- Riscar, escrever, arranhar ou desenhar em paredes e cadeiras;

- Lanchar dentro dos carros. Lanches são liberados somente nas paradas;

- Pôr os pés/deitar-se nos assentos;

- Sentar-se ou se deitar no chão, nas escadas ou em qualquer lugar fora do assento;

- Perturbar a paz de outros passageiros, motoristas ou fiscais.

??‍?Quer fazer uma denúncia? Conheça nossos canais de atendimento:

Caso o usuário se sinta abusado, agredido ou ameaçado, ou enfrente alguma situação de desconforto, entre em contato com algum funcionário e avise de forma imediata, por meio da Ouvidoria Municipal e denuncie: (88) 3677-1266, 0800 085 1600 ou WhatsApp: (88) 98140-9241. 

??Estamos aqui para ajudar você!

Você tem dúvidas sobre qual linha ou parada embarcar? Nós estamos aqui para ajudar você! Os funcionários do TranSol estarão sempre próximos aos ônibus para sempre que necessário, orientar a população e esclarecer sobre as principais dúvidas dos passageiros. Em caso de quaisquer outras necessidade, procure um dos nossos fiscais.